Planejamento Municipal

Planejamento Municipal

O planejamento governamental do município, constitui-se de três instrumentos orçamentários:

  • PPA – PLANO PLURIANUAL
  • LDO – LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
  • LOA – LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL

O PPA, Plano Plurianual, é o instrumento de planejamento governamental pensado para definir as diretrizes, objetivos e metas da administração municipal para
os quatros anos da gestão, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população.

A LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias, tem como finalidade orientar a elaboração do orçamento, permitindo a ligação entre o planejamento de longo prazo, o PPA,
e o de curto prazo, feito através da LOA.

A LOA, Lei Orçamentária Anual, é a ferramenta que indica quanto e onde serão investidos os recursos do município durante aquele ano, possibilitando maior transparência e eficiência da gestão pública na prestação de serviços à população.

Para auxiliar na construção dos documentos de planejamento, é realizada a Consulta Popular #TamoJunto Jaboatão, onde são ouvidas as prioridades da população, turistas e empresas para o desenvolvimento do município. 

Após a consolidação de todos os documentos (PPA, LDO e LOA), é construído o Mapa da Estratégia, que traduz de forma ilustrativa e simplificada os objetivos e diretrizes da gestão para os próximos quatro anos.

No campo abaixo você pode consultar os Instrumentos orçamentários do município:

Para um melhor aproveitamento das aplicações, recomendamos o uso dos navegadores
Google Chrome
  ou Internet Explorer

Sua solicitação foi processada ESCOLHA A OPÇÃO DESEJADA